O Controle de Pragas em Ambientes Alimentícios | notícias | Yamamoto DD Servi

notícias

O Controle de Pragas em Ambientes Alimentícios

Quais as recomendações da Vigilância Sanitária para a saúde e proteção de ambientes de manipulação de alimentos.

O Controle de Pragas em Ambientes Alimentícios

O controle de pragas em ambientes alimentícios como restaurantes, bares, lanchonetes, cozinhas industriais e refeitórios deve ser rigiroso, por se tratar de locais onde ocorre o manuseio de laimentos, a possibilidade de contaminação e muito alta.

A contaminação pode causar diversas doenças como desinterias, salmonelose e etc.

Saõ muitos os casos de infecções intestinais no Brasil, por isso deve-se seguir à risca as medidas de prevenção e correção nos estabelecimentos de acordo com as normas estabelecidas pela ANVISA, que garantem a saúde e qualidade nos processos do seu estabelecimnto.

Legislação

Nestes ambientes o controle de pragas deve abranger todo o estabelecimento, identificar as particularidades de cada setor e suas necessidades. Pois as pragas se estabelecem no exterior dos locais indo para área interna em busca de alimento. Os abrigos externos podem ser esgotos, calhas elétricas, depósitos de lenhas, vegetação, entulhos e etc...

De acordo com a ANVISA através da norma RDC nº 216 é visto que:

A área de preparação do alimento deve ser higienizada quantas vezes  forem necessárias e imediatamente após o termino do trabalho. Devem ser tomadas precauções para impedir a contaminação dos alimentos causada por produtos saneantes, pela suspensão de partículas e pela formação de aerosóis. Substâncias odorizantes e ou desodorantes em quaisquer das suas formas não devem ser utilizadas nas áreas de preparação e armazenamento dos alimentos.

Neste item fica claro que a manutenção do controle interno dos ambientes o uso de inseticidas e raticidas é totalmente viável desde que medidas sejam tomadas para a proteção dos alimentos afim de evitar contaminações.

Condições do Ambiente

Nesses ambientes é necessário controle rigoroso quanto a triagem de materiais, higienização de cada ambiente. Um ambiente aparentemente limpo com ótima infraestrutura ainda assim não fica livre de pragas, pois a infestação pode ocorrer por caixas de papelão vindas de terceiros, embalagens e etc.

Tratamento do Lixo

Os estabelecimentos alimentícios em geral produzem vários resíduos em sua maioria orgânico, o que é muito atrativo para as pragas. É necessário que o descarte seja feito de forma correta para cada tipo de dejeto, é necessário também deixar depósitos e dispensas sempre limpos e organizados.

Medidas Preventivas

É necessário que as medidas preventivas sejam seguidas, isso garantirá o convívio saudável em cada setor e a qualidade dos processos. Veja algumas medidas para relizar em seu estabelecimento:

  • Defina recipientes diferentes para cada tipo de dejeto;
  • Recolha restos de alimentos e demais detritos em recipientes adequados;
  • Vede frestas de pisos, azulejos, portais e de outros locais que ofereçam condições de abrigo para pragas;
  • Mantenha regularmente as áreas de preparo de alimentação rigorosamente limpas e recolha em recipients fechados todos os resíduos de alimentos a serem proveitados;
  • Empilhe sacarias e outras embalagens em estrados com distância mínima de 20 cm do piso e afastados em 40 cm entre as pilhas e das paredes dos depósitos para permitir a inspeção do local;
  • Vistorie carga e descarga de mercadorias para evitar o transporte passivo de pragas;
  • Coloque telas removíveis em aberturas de aeração, entradas de condutores de eletricidade ou vãos de adutores de qualquer natureza;
  • Elimine todo acúmulo de entulhos dentro e fora do imóvel;
  • Remova e não permita o acúmulo de caixa de papelão e lixos em locais inapropriados.
     

Realize o controle de pragas em seu estabelecimento de acordo com as normas da ANVISA, para alguns ambientes exigem o controle minimamente mensal.

Métodos de Tratamento

Os produtos utilizados para o controle de pragas devem ser regulamentados e registrados pelo Ministério da Saúde. Quando o uso de medidas preventivas não for suficiente para o controle no estabelecimento, deve-se contratar uma empresa especializada para a realização do controle químico, a empresa deve estar devidamente legalizada, solicite a Licença de Funcionamento emitida pela Vigilância Sanitária.

Alinhamento da Equipe

Para que o controle de pragas seja eficaz em todos os setores da empresa é necessário o engajamento de toda a equipe, os colaboradores devem entender a importância e contribuir no dia a dia no manejo correto dos materiais e ambientes. Peça a empresa controladora materiais e medidas preventivas para o treinamento das equipes e melhor compreensão. É importante que as normas de higiêne estabelecidas sejam seguidas corretamente para garantir qualidade e segurança nos processos.

Manter seu estabelecimento controlado livre de pragas garante qualidade e segurançaa seus produtos, instrui e motiva seus colaboradores, gera credibilidade e confiança a seus clientes!

 


(18) 3221-9800 / 99151-8800

Rua Gaspar Ricardo, 427 - Vila Jesus - Presidente Prudente, SP

© 2018 Yamamoto DD Servi. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Prudente Empresas